ARTISTAS
Nino Cais concluiu o bacharelado e a licenciatura em artes plásticas na Faculdade Santa Marcelina (Fasm) em São Paulo, onde apresentou em 2001 a exposição individual A Trama Refeita. Desde então participou de diversas exposições no Brasil, como a 30ª Bienal Internacional de São Paulo e a 3ª Bienal da Bahia, bem como no México, França, EUA, China e Portugal e Lituânia, onde teve seus trabalhos expostos na Kaunas Art Biennial TEXTILE 07. Em 2014, ele abriu uma importante exposição individual no Paço das Artes. Nino Cais vive e trabalha em São Paulo.
Imigrantes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Congo, Guiné e Peru, que entraram clandestinamente no Brasil e hoje moram em São Paulo, leem trechos em português da carta "Mundus Novus", de Américo Vespúcio. Escrito por volta de 1503, após uma viagem pelo Brasil, esse relato é tido como o discurso inaugural sobre o Novo Mundo. A polifonia dos sotaques diversos não só faz alusão às relações de poder que uma língua estranha é capaz de impor, mas também aos processos de colonização que marcaram nossa história.
A noção de “trabalho de arte” vem sendo problematizada pela produção do artista desde, pelo menos, Documents(2012), elaborado no âmbito de uma residência artística na Cité des Arts, em Paris ,passando por produções como Trabalho (2013) e Pintura de parede (2014), realizados na Red Bull Station, e, mais recentemente, Penca (2014) e Copa (2014). Títulos (2015), projeto desenvolvido na Residência Artística do Paço das Artes, consiste na construção de um corpo formado por trocas de diferentes saberes e autores, artistas, educadores. Trata-se, nesse caso, de um trabalho que traz em seu corpo diferentes trabalhos: um trabalho de trabalhos, trabalhos de trabalho.
(Rio de Janeiro – RJ, 1982) é pesquisadora, jornalista e curadora. É doutoranda pela FAUUSP, mestre em Teoria Crítica e Estudos Culturais pela Birkbeck, University of London, e graduada em Jornalismo pela PUC-RJ. Escreve para veículos como Artforum, Contemporary And, ZUM, Folha de São Paulo e revista Select. Atualmente é pesquisadora visitante da Humboldt Universität zu Berlin.