ARTISTAS
Ana Paula Oliveira (1969) nasceu em Uberaba (MG), mas cresceu em São Paulo. Em 1994, ingressou no curso de Artes Plásticas na FAAP. Fez sua primeira exposição no MuBE durante uma coletiva de jovens artistas. Em 2004, criou o espaço de experimentação 10,20x3,360 com um grupo de artistas. Participou da Temporada de Projetos do CCSP e lá ganhou seu primeiro prêmio aquisitivo – desde então, apresenta suas obras em várias instituições como CCSP, MAC de Campinas, Museu de Ribeirão Preto e Centro Universitário Maria Antonia. Atualmente, trabalha em seu ateliê e é representada pela galeria Marcelo Guarnieri, em Ribeirão Preto (SP).
Geórgia Kyriakakis é formada em Artes Plásticas pela
FAAP, Mestre e Doutora em Artes pela ECA-USP.
Leciona desde 1997 na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e, desde
2003, no Centro Universitário Belas Artes, onde atua também na pós-graduação.
Expõe desde 1986 e dentre as mostras vale ressaltar: Beelden Uit Brasilie (Stedelijk Museum/Holanda,1996); XVIII Bienal
de São Paulo (1996); Arte-cidade III
(São Paulo/1997); Caminhos do contemporâneo
(Paço Imperial/2002); Parangolé-90
Fragmentos (Museu Pateo Herreriano, Espanha/2009); Paralela 2010 (São Paulo/2010), Coordenadas
(Ecco, Brasília/2011), entre outras. Recebeu diversos prêmios, tais como: Salão
Nacional, (1991); Brazilian Project, European Ceramic Work Centre, Holanda
(1995); O Artista Pesquisador, MAC/Niterói (2001) e a Bolsa Vitae de Artes
(2002)
Formou-se bacharel em artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1996) e mestre em artes plásticas pelo Central Saint Martins College of Art, Londres (2000). Desde 1998, vem participando de exposições no Brasil e no exterior. Dentre as exposições já realizadas destacam-se a individual na Galeria Luisa Strina (2011), e as Bienais de Liverpool (2010) e de Veneza (2005). Laura recebeu o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2011-12 e foi contemplada na 1ª e na 2ª Edição do Prêmio Mostras de artistas no exterior / Programa Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo e do Ministério da Cultura.
Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e fez seu mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Tem participado de várias exposições no Brasil e no exterior. Em 2002, ocupou o espaço do CCBB em São Paulo com a exposição Estados. Em 2004, participou da 26ª Bienal de São Paulo e do projeto Caveau, com uma instalação feita especialmente para o Palazzo delle Papesse, em Siena, na ítalia; em 2005, participou da Bienal do Mercosul e do South Project, residência em Melbourne, Austrália; em 2006, realizou para o Laneway Comissions, também em Melbourne, a instalação Clara-Clara. Em 2007, apresentou no espaço do Octógono da Pinacoteca do Estado e na Galeria Nara Roesler a exposição Ainda Viva. Em 2008, apresentou a obra LUX na capela do Morumbi e, em 2009, participou da X Bienal de Cuenca e da exposição After Utopia no Museu Pecci, em Prato, Itália.
Formado em Artes Plásticas pela Unicamp em 1999, vive e trabalha em Campinas (SP). Possui mestrado em Artes Visuais sob orientação de Luise Weiss, também pela Unicamp. Em 2011, foi convidado pela 8ª Bienal do Mercosul para desenvolver uma pesquisa relacionada à geopoética. Nesse mesmo ano, também realizou expedição/residência artística no Polo Norte. Possui obras nas coleções Gilberto Chateaubriand (MAM-RJ), Lhoist Foundation ( Bélgica), RNA Foundation (Moscou), Itaú Cultural, The Deutsche Bank, MAC Campinas, MAM Bahia, MAC Goiânia, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca Municipal de São Paulo (CCSP), MAMAC Liège e MASC (Florianópolis).
Bacharel em artes plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Apresenta sua primeira exposição individual no Programa de Exposições 2009 do Centro Cultural São Paulo e no ano seguinte a individual Still Life na Galeria Marilia Razuk, em São Paulo. Participa de diversas exposições coletivas, das quais se destacam Nova escultura brasileira, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro; Quase figura, na Galeria Marilia Razuk (São Paulo); Realidades impossíveis, no Ateliê397 (São Paulo) e o Programa de Exposições e o Salão Nacional Contemporâneo no MARP em Ribeirão Preto (interior de São Paulo).
Maurício Ianês nasceu em Santos, SP, em 1973. Formado pela faculdade de artes plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, em 2008, vive e trabalha em São Paulo. É atualmente representado pela galeria Vermelho, em São Paulo, e já participou de exposições e residências dentro e fora do Brasil, como a 28a. Bienal Internacional de São Paulo, 2008; "Seja Marginal, Seja Herói", Galerie Vallois, Paris, França, 2008; "Paralela 2006", São Paulo, SP, 2006; "Sequences Performance Festival", Reykjavík, Islândia, 2006; entre outras.
Douglas de Freitas (São Paulo, 1986) é curador da Capela do Morumbi (unidade do Museu da Cidade de São Paulo), onde realizou em 2011 a performance de Maurício Ianês e a instalação de Tatiana Blass, e coordenador de produção e execução dos projetos do edital de Arte na Cidade, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. É bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, foi estagiário da Curadoria de Artes Visuais no Centro Cultural São Paulo (CCSP) de julho de 2006 a maio de 2008. Desde 2008 trabalha na curadoria e programação do Museu da Cidade de São Paulo