Marina Saleme

São Paulo/Brasil, 1958

  • Chuva (1999)
    óleo sobre tela 
Small_arrow_left Small_arrow_right

Marina Saleme

As pinturas de Marina Saleme se caracterizam por grande intensidade da cor dada pela sobreposição de tintas que criam densas camadas. Geralmente em grande formato, suas obras  fazem referência a elementos da paisagem, como nuvens e fenômenos da natureza. Fez residência no projeto Surface sensible, no Centre d'Art Contemporaine de Baie-Saint-Paul, em Quebec, Canadá, em 2004. Em 2006,esteve em cartaz com a exposição individual Contadores, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Desde 2002, ministra curso de pintura e processo criativo no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. 

Daniela Bousso

Uma questão espinhosa tem sido formulada ao depararmos artistas cujas poéticas se traduzem através da pintura: faz sentido pintar hoje em dia Como se insere a pintura na cena artística contemporânea?

A mídia utilizada não importa, vale reforçar o interesse pelo núcleo poético do artista. Fazer arte é sobretudo resistir à banalização e ao consumo veloz de suas mídias, é sobrepor a primazia de um determinado universo à voracidade com que se move a relação circuito e mercado.

Marina Saleme é uma das poucas artistas que mantém a arte viva através da linguagem pictórica: a intensidade com que o faz traduz ambivalência e inquietude, valores que muito interessam a arte nos dias de hoje. Através da investigação das superfícies bidimensionais que explora até os seus limites, a artista constitui a dimensão poética questionando o lugar das coisas. E o faz incessantemente, construindo e desconstruindo obsessivamente. Mas, definitivamente, desarrumando as coisas tirando-Ihes a possibilidade de serem ordenadas ou classificadas.

Sua pintura configura estados ora líquidos ora sólidos, grande "massas- vazios" como se pudesse conter e sustentar as formas que ao mesmo tempo nem são formas mas estão em movimento como se pudessem mover montanhas ou acreditasse que, de fato, as montanhas podem se mover.

Nesse diálogo com a superfície, revela um desejo velado de reduzir as coisas a "quase coisas" ou a nada, através de um repertório virtual no campo da representação que opera numa escala que ao mesmo tempo que beira o real o decompõe, reduzindo-o a rastros através de palimpsestos.

Neste trajeto que constrói e desconstrói, a inquietude emerge através da ação que incorpora uma espécie de memória seletiva da pintura, resultando numa paleta onde o que interessa não é o matiz nem o tratamento cromático, mas a vibração e a intensidade tonal propriamente ditas, em conjunção com as "formas - não formas" ou "figuras - não figuras" projetadas na escala humana.

Trata-se de inserir o observador nesse clima, envolvendo-o num manto de cor, colocando-o a beira do espelhamento ou, tornando-se uma espécie de voyeur de si próprio, na medida em que ele pode ser reflexo ou forma desse cromatismo.

Saleme interpenetra espaços flutuando entre as camadas da superfície, deixando apenas rastros, como se perseguisse o tempo. Daí se apreende a extrema intimidade com que a artista transita entre poética e meio. Ao subverter a ordem das coisas, o único pressuposto em sua pintura é a não coerência...

Mas para que coerência se temos que estar reaprendendo e revalorando tudo o tempo todo E para que o tempo se não trocarmos as coisas de lugar?

* Marina Saleme foi artista convidada para a Temporada de Projetos 1999
  • Realização: