Liliane Benetti: Gostaria que você comentasse a escolha de materiais na série Estratigrafia – Palácios: fórmica, ouro e madeira. As folhas de ouro recobrem pequenas áreas nos cinco painéis, além de desenharem as datas no chão, abaixo de cada peça; a madeira queimada está na representação de labaredas que tomam as superfícies; e, por fim, o reaparecimento da fórmica, material mais recorrente na sua produção.
Erica Ferrari: A formica é um material que tenho utilizado continuamente. É um laminado industrial, aplicado como acabamento em móveis e ambientes. O que me fez escolher esse material é a facilidade de oferta, a variedade de cores e texturas, além da possibilidade de manipulá-lo tanto em peças tridimensionais como em bidimensionais. Consigo trabalhar com a formica em um procedimento de recorte e colagem, aproveitando o acabamento quase perfeito inerente ao material. Nessa série de trabalhos apresentada aqui no Paço das Artes senti a necessidade de desenvolver também outras técnicas. Vejo o emprego da madeira queimada e da folha de ouro como índices para o eixo temático dos trabalhos, ou seja, auxiliam a trazem a aura de austeridade dos palácios e do esfacelamento proveniente de sua destruição. Os índices acabam se misturando em certa medida, visto que o ouro desenha as datas em que ocorreram os conflitos e a madeira queimada integra o próprio desenho dos palácios.
Liliane Benetti: Percebo que aqui no Paço das Artes, a própria montagem repõe as operações formais presentes em cada imagem: dispondo-se diante do painel do meio, notamos nas laterais escadarias e colunas que expandem-se em todos os sentidos, enquanto no centro da montagem tem-se o único “corredor” formado por um arco dentro de um arco, dentro de um arco, dentro de um arco... Parece-me que a montagem dos trabalhos segue o ritmo de expansão e vertigem propulsado nas imagens. Você frequentemente leva em consideração o espaço físico que receberá os seus trabalhos e a posição do observador diante deles, não?
Erica Ferrari: Sim. Os trabalhos em si muitas vezes são planos, mas geralmente o espaço de apreensão deles é o que vem primeiro no esboço. No caso específico dessa exposição do Paço, o projeto acabou sendo um pouco modificado pela configuração do lugar. Mas partiu do desejo de pendurar os painéis, incluindo o fundo deles como parte do trabalho, e com a menor quantidade de parede possível, em uma tentativa de que o próprio espaço representado nos painéis se expandisse para o entorno.
Liliane Benetti: Como foi o processo de construção das imagens de Estratigrafia? Havia uma preocupação em manter uma coerência narrativa não apenas em cada painel mas também nas relações que estabelecem entre si naquele espaço? Você sempre parte do desenho?
Erica Ferrari: Sim, o desenho e a configuração espacial são geralmente pontos de partida. Pensei no desenho de cada painel se relacionando com as características arquitetônicas próprias do palácio em questão e do conflito que se ali se desencadeou. Também considerei a cidade da edificação, o que se materializou bem livremente tanto nas escolhas compositivas como em relação ao uso das cores e texturas.