Del Pilar Sallum

São Paulo/Brasil, 1952

  • Projeto Internos (2000)
    fotografias com manipulação digital
Small_arrow_left Small_arrow_right

Del Pilar Sallum

Del Pilar Sallum trabalha a ideia do corpo em diversas mídias. Projeto internos, apresentada na Temporada de Projetos, dava continuidade à sua pesquisa de rebatimento de imagens. São fragmentos de seu próprio corpo montados em totens de escala humana. A obra integra o acervo do Museu de Arte de Ribeirão Preto. Em 2005, a artista participou do projeto Ocupação, no Paço das Artes, e, em 2009, da exposição coletiva 79/09 30 anos de artes visuais Campinas, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Possui obras em coleções públicas como as do State Museum, na Polônia, e do Museu de Arte de Ribeirão Preto.

Kiki Mazzucchelli

O Projeto Internos, que Del Pilar Sallum apresenta nesta Temporada de Projetos, parte de uma pesquisa que a artista vem desenvolvendo com a utilização da técnica do rebatimento de imagens, dando sequencia à série Corpus, exibida na Galeria do Sesc, em 1998. 

O processo de produção dessas imagens se inicia com fotografias de pequenas seções do corpo da artista que são posteriormente digitalizadas e rebatidas no computador. A repetição desses segmentos, somada à grande escala da ampliação, produz uma imagem desconcertante, uma combinação de elementos familiares e ao mesmo tempo não identificáveis. As dobras de pele e fendas remetem diretamente ao corpo; não um corpo natural, reconhecível, mas um corpo estranho, modificado. São imagens figurativas demais para serem abstratas - pois nelas a carne é exageradamente eloquente - e abstratas demais para serem figurativas; impossível precisar qual objeto elas realmente representam. As fotografias são montadas em dois grandes totens, entre os quais o espectador pode circular. A disposição das obras foi pensada pela artista com o intuito de produzir uma relação corporal entre a obra e a audiência. Ao colocá-Ias fora do plano bidimensional Del Pilar Sallum as aproxima de objetos escultóricos, introduzindo um novo elemento em sua produção fotografia.
  • Realização: