• Segredo guardado em silêncio (1997)
    TV, vídeo, aves, estante de ferro
  • Segredo guardado em silêncio (1997)
    TV, vídeo, aves, estante de ferro
  • Segredo guardado em silêncio (1997)
    TV, vídeo, aves, estante de ferro
Small_arrow_left Small_arrow_right

Fanny Feigenson

A artista, designer e educadora Fanny Feigenson foca sua produção em diversas mídias, como vídeo e instalação. Segredos guardados em silêncio, apresentada na Temporada de Projetos, consiste em uma estante de ferro que comporta aves em gaiolas e vídeos de ovos sendo quebrados. Atualmente, sua pesquisa é voltada para temas como o feminino e o erotismo. Em 2004, ficou em cartaz com a exposição individual Sexshop, na Valu Oria Galeria de Arte (São Paulo), e participou de O preço da sedução: do espartilho ao silicone, no Itaú Cultural, em São Paulo. 

A instalação Segredo guardado em silêncio é o resultado da minha tese de mestrado, defendida em 1996. O tema desta videoinstalação refere-se à minha memória pessoal; lembranças de celebrações e ritos judaicos. Dois símbolos foram utilizados para esta criação: o ovo e aves (galinhas e galos). Aí vai uma citação que pode auxiliar a leitura da obra: 

"Quantos seres sou eu para buscar sempre do outro ser que me habita as realidade das contradições? Quantas alegrias e dores meu corpo se abrindo como uma gigantesca couve-flor ofereceu ao outro ser que está secreto dentro do meu eu? Dentro de minha barriga mora um pássaro, dentro do meu peito, um leão. Este passeia pra lá e pra cá, incessantemente. A ave grosna, esperneia e é sacrificada. O ovo continua a envolvê-Ia como mortalha, mas já é o começo do outro pássaro que nasce imediatamente após a morte. Nem chega a haver intervalo. É o festim da vida e da morte entrelaçados."

Lygia Clark 
Carta a Mário Pedrosa (1967); in Sonia Lins, Artes, 1994. 

Fanny Feigenson
  • Realização: