Gustavo Torrezan

Piracicaba, SP, 1984

Small_arrow_left Small_arrow_right

Gustavo Torrezan

Gustavo Torrezan é artista, pesquisador e educador. Em sua prática artística, volta-se para a reflexão sobre as estruturas de poder que configuram historicamente as organizações coletivas, bem como suas constituições culturais e identitárias. Realiza trabalhos híbridos, nos quais se vale de diferentes materiais e disciplinas para discutir relações de domínio a partir das quais se modulam os processos de subjetivação da sociedade. Tem observado o papel do Estado, de seus regimes administrativos, de suas autoridades e instituições. Nesse processo, evoca os campos da sociologia e da geopolítica em suas pesquisas conceituais, muitas vezes fazendo uso de símbolos oficiais da nação para tensionar suas conotações. Para além da experimentação com a síntese formal e com procedimentos de revisão simbólica, propõe também o debate sobre os mecanismos de poder em dispositivos do sistema das artes, aproximando-se das questões de arquivo, memória, espaço e lugar. Por vezes, seus trabalhos insurgem de circunstâncias comunitárias específicas e aproxima-se dos processos sociais ligados a uma determinada localidade. Nesse sentido, as noções de colaboração e dialogia também vêm sendo exercitadas em sua produção. Vive e trabalha entre Piracicaba (SP) e São Paulo.

Em Exercícios cosmopolíticos, individual contemplada dentro da Temporada de Projetos 2023 do Paço das Artes, Gustavo Torrezan sedimenta poética bastante crítica aos aparatos de poder do Estado e, ao mesmo tempo, renuncia a discursos obviamente diretos. Prefere recorrer a estratégias formais que se posicionam de modo mais silencioso, elaborado e pontual, quase como sussurros dentro de um ambiente que pode beirar o histriônico, tóxico e francamente anti-intelectual, entre outras mazelas nas quais estamos entranhados nesse primeiro quarto de século. 

Concebidos durante o isolamento decorrente da pandemia de covid-19, a série de trabalhos ‘de câmara’ do artista paulista revela um foco mais introvertido. Numa produção que também ficou conhecida por, entre outras qualidades, desenvolver ações relacionais exitosas e pesquisas que se inserem num arco de discussões institucionais muito agudas, é gratificante receber as novas experimentações apresentadas agora por ele. Isso tudo sem deixar de ser uma obra questionadora, de trazer à tona camadas de debates públicos que não têm sido feitos em uma escala necessária para uma cidadania plena etc. 

Torrezan, assim, transita por tipos de atuação que parecem ser de um particular cartógrafo, a levantar topografias e exercícios variados em territórios híbridos e que não se prendem a um suporte visual específico. Também tem habilidades que podem se situar entre o historiador, relembrando momentos particulares na concepção de, por exemplo, símbolos nacionais que hoje vemos sendo presentes sem nos darmos conta dos porquês de terem sido construídos, e o arqueólogo, que ainda vai mais a fundo vasculhar num trabalho de campo por vezes exaustivo, em busca de vestígios, traços, indícios. Nesse sentido, é correto perceber que o desenho é uma das linguagens preferenciais do artista; no entanto, temos de pensar que ele emprega com força uma ideia de desenho como pensamento e forma de lidar poeticamente com o mundo, não apenas o resultado do grafite sobre o papel, entre outras leituras mais comuns sobre tal meio. 

  • Realização: