• Instalação Burocracia la verdadera historia (2003) 
  • Instalação Burocracia la verdadera historia (2003) 
  • Instalação Burocracia la verdadera historia (2003) 
  • Instalação Burocracia la verdadera historia (2003) 
  • Instalação Burocracia la verdadera historia (2003) 
Small_arrow_left Small_arrow_right

Pier Stockholm

Pier Stockholm desenvolve sua obra a partir de questões pessoais e comuns a todos em tom bem-humorado e irônico. Na Temporada de Projetos, apresentou a instalação Burocracia la verdadera história, que, com documentos e objetos simbólicos, narra a história fictícia do surgimento da companhia Burocracia, montada pelos jovens Bureau & Cracia. Em 2009, o artista ficou em cartaz com individual na Casado Santapau Gallery, em Madri, e, em 2010, participou da exposição Everyday(s), no Casino Luxembourg-Forum d’Art Contemporain, em Luxemburgo.

Cauê Alves

A partir de textos, fotografias e objetos Pier Stockholm constrói uma ficção em que aparecem elementos de sua biografia: um peruano que enfrentou os trâmites administrativos para ingressar no mestrado da ECA-USP.

Usando alegorias e objetos simbólicos o artista narra ironicamente o surgimento da companhia Burocracia, montada pelos jovens empresários Bureu & Cracia - segundo a etimologia escritório do poder - e o misterioso assassinato de Cracia. A exposição traz a estratégia publicitária adotada pelo escritório e uma promoter distribuindo brindes da empresa. Em caixas de acrílico, apresenta raros documentos que registram a veracidade da história. O projeto gráfico com linhas e sinais de letraset, máquina de escrever e fotografias amareladas - compradas em feiras de antiguidade e do arquivo pessoal do artista - remete ao passado. Mas a narrativa não se passa num tempo definido e cria analogias com o presente. Na entrada do prédio um tapete saúda o visitante com a frase: Burocracia sempre com você, lembrando que o tempo lento da burocracia parece persistir eternamente. Utilizando palavras de diversas línguas e captando particularidades que apenas o olhar de um estrangeiro é capaz de apreender, Pier Stockholm acaba se tornando um personagem de sua bem humorada ficção.
  • Realização: