Daniel Whitaker

Washington/EUA, 1972

  • Tag 5 (2000)
    instalação
Small_arrow_left Small_arrow_right

Daniel Whitaker

Daniel Whitaker trabalha com tecnologia digital e internet, entre a imagem visual e o hipertexto. Na Temporada de Projetos, expôs Tag 5, uma instalação composta por cinco blocos de fotografias produzidos mediante a justaposição de imagens e códigos de HTML. O artista realizou mostra individual no Projeto Macunaíma 99, nas Galerias da Funarte, Rio de Janeiro, em 1999, entre outras.

Kiki Mazzucchelli

O conjunto de trabalhos apresentados por Daniel Whitaker no Paço das Artes é o resultado da tentativa de encontrar uma correlação entre a linguagem visual e o hipertexto. Os cinco blocos de fotografias são compostos mediante a justaposição de imagens e códigos de HTML (Hyper Text Markup Language). A informação correspondente a cada painel é fornecida no canto inferior esquerdo, bem como a indicação do percurso a ser seguido no espaço expositivo. Assim como esses intrincados códigos determinam o layout de uma página na Internet, quando transpostos para o trabalho de Daniel Whitaker funcionam como um sistema subjacente ao qual a ordem das imagens está submetida. O uso dessa concepção particular de causalidade é o que cria uma relação, ainda que artificial, entre as diferentes partes do conjunto; e o hipertexto concebido como uma narrativa gera, portanto, uma narrativa visual.

O espectador é convidado, então, a participar de um jogo, mas um jogo de natureza bastante distinta dos de Sophie Calle, por exemplo, em que o acaso cumpre um papel importante: aqui o desafio consiste em seguir a linha narrativa estabelecida por meio desses códigos e, para tanto, decifrá-los. Há um caminho determinado a ser percorrido, em que os pontos de partida e de chegada são dados a priori. A intenção do artista contudo, segundo ele próprio, não é obter um resultado clínico, produto de um processo matemático, e sim empregar "códigos-poesia em fusão com poesias visuais".

Ao voltar-se para a tecnologia digital, Daniel Whitaker busca incorporar em seu trabalho um elemento que cada vez mais afeta nossa percepção do tempo e do espaço. Nesse movimento entre o território virtual e o real, uma série de questionamentos pode ser levantada, por exemplo, como este tipo de tecnologia está influenciando a produção artística. Ao artista cabe executar uma operação de negociação entre o espaço virtual e o espaço físico, um meio-termo entre esses dois universos paralelos.
  • Realização: