Beralda Altenfelder

São Paulo/SP, 1961

  • Sem título (1996) 
    nanquim, lápis e acrílica sobre papel
Small_arrow_left Small_arrow_right

Beralda Altenfelder

Beralda Altenfelder mistura pintura, desenho e gravura para compor um mundo de seres fantásticos e de sonhos que surge em seu trabalho no início da carreira. Frequentou aulas de desenho ministradas por Carlos Fajardo e fez cursos de gravura (xilogravura e gravura em metal) com Evandro Carlos Jardim, entre outros. O animal é ponto de partida para as séries Esqueleto/ossatura e Rinoceronte, ambas apresentadas no Paço das Artes logo após seu retorno de Berlim para São Paulo. Em 1999, a artista teve individual na Galerie Nord, em Berlim. 

Beralda Altenfelder

O animal, ponto de partida para as séries esqueleto/ossatura e rinoceronte, apresenta-se na natureza em situações distintas, contrárias e complementares. Dualidades como interior e exterior, repouso e movimento, linha e massa, vazio e cheio, leve e pesado levam-me a considerações sobre a linha e a cor enquanto elementos construtivos da imagem. 

Na série esqueleto/ossatura meu interesse central é a transformação do caráter linear desta estrutura em linguagem de pintura. A linha cria uma forma mais ou menos definida, transitória. Da relação entre cor e linha surge um espaço imaginário de planos que se intercruzam. 

A gravura da série rinoceronte é meio de reflexão para a pintura e para o desenho. Através da ponta seca e da água-forte resulta outra qualidade linear, perceptível nos vários estados de chapa. 

Ora é a linha e suas variações sobre uma mesma chapa, o elemento diferenciador; ora é a imagem diferenciada pela cor, enquanto a estruturação linear é mantida. 

Deixar visível as etapas de desenvolvimento significa mantê-Ias transparentes, camadas de finas veladuras que constroem a imagem. Cada desenho é ao mesmo tempo uma unidade e componente de um todo, uma sequencia de pensamentos, um processo.
  • Realização: