José Augusto Ribeiro

Abstração e referência
José Augusto Ribeiro
O lugar do trabalho de Carla Zaccagnini nem sempre é um só. Por vezes, a proposição acontece em trânsito: quando não importa saída nem chegada, mas o que está e o que se passa entre um ponto e outro. Essa distância, a dilatar também o tempo da fruição, se apresenta como um intervalo, um lapso ou uma incongruência entre a imagem do trabalho e os caminhos a serem percorridos por indução desta mesma imagem. O que existe para ver é elemento propulsor, não o fim. Nada do que se ofere...

Carla Zaccagnini

Carrinhos (estudo)
José Augusto Ribeiro
Não falta muito para que estas peças se convertam em veículos de mão utilitários. Nem por isso o que as orna falíveis no aspecto funcional lhes impede a plenitude física. As esculturas que compõem a mostra de Chico Togni no Paço das Artes exercem as próprias imperfeições práticas na redução icônica de suas formas, até chegar à síntese de uma roda e um guidão, de uma roda e um puxador. O objetivo – se pudermos chamar assim – é representar e sugerir, em três dimensões, u...

Chico Togni

Daniel Trench
José Augusto Ribeiro
Valdrada, uma das “cidades invisíveis” descritas por Marco Pólo ao imperador mongol Kublai Khan, na obra de Ítalo Calvino, foi construída à beira de um lago, em cujas águas se reflete outra Valdrada, de cabeça para baixo. “Nada existe e nada acontece na primeira sem que se repita na segunda”. Nem por isso as “cidades gêmeas” são iguais. O que se passa acima do lago ganha correspondente invertido no reflexo. A arquitetura e toda ação ali ambientada têm imagem especular, ma...

Daniel Trench

Desconstrução fotográfica
José Augusto Ribeiro
A diversificação de meios e suportes empreendida pelo neoconcretismo e pelas vertentes neofigurativas do Brasil, na segunda metade do século passado, aprofundou as pesquisas sobre a construção, a difusão e a manipulação da imagem. As linguagens estão em desenvolvimento, com tendência para o objeto e para a tomada de consciência em relação a problemas sociais, éticos e políticos, desembocaram nas experiências com a participação (corporal, semântica e visual) do espectador. Os c...

Cesar Oiticica Filho

Information show: détournement pour rouge
José Augusto Ribeiro
A figura do autor como aquele que produz articulações formais ou de ideias corre em paralelo às noções modernas de artista e de curador na arte contemporânea. O artista não é mais somente o criador de peças artísticas nem o curador, mero organizador de acervos. Cada vez mais, pelo menos desde Courbet (Realismo, 1853), artistas preparam exposições, as próprias ou não. E quando a curadoria é uma seleção de obras alheias, o resultado pode ser tanto uma coletiva quanto uma individua...

Armando Mattos

Limite
José Augusto Ribeiro
A conformação aparentemente parcial e provisória das peças que Mariana Lima apresenta nesta mostra é a síntese de efeitos que os próprios trabalhos experimentam na dificuldade de subsistir. Alguns não têm configuração permanente e devem ser refeitos a cada apresentação. Outros dão início a um impulso de vontade, sem demonstrar chances reais de cumprir os anseios que sugerem. Em comum, têm a integridade duvidosa. As esculturas com alusão a elementos arquitetônicos assumem sua fo...

Mariana Lima

Úteros em fúria
José Augusto Ribeiro
O professor de comunicação e semiótica da PUC-SP Arlindo Machado tem uma boa tese para explicar a recorrência de temas íntimos, pertencentes à esfera da vida privada, em parte representativa da videoarte feita no Brasil. Em primeiro lugar, por ser um meio com imagem considerada de baixa resolução - se comparado à fotografia ou ao cinema -, o vídeo tende à decomposição dos motivos e ao recorte fragmentário da narrativa. A técnica determina a linguagem metonímica, em que os closes ...

Inês Cardoso e Lucila Meirelles

  • Realização: