Paula Alzugaray

#7 Ensaios sobre a crueldade
Paula Alzugaray
A primeira vítima da guerra é o conceito de realidadePaul VirilioSete tempos são necessários para Rachel Rosalen orquestrar um duelo entre o real e o imaginário. A considerar seu repertório cênico, pode-se dizer que # 07 Ensaios sobre a Crueldade é organizado em sete atos. No primeiro ato, somos apresentados à protagonista dessa história que será contada em uma videoinstalação composta por dois canais. A inserção de frames de ilustrações de Alice, de Lewis Carroll, nos dá a pis...

Rachel Rosalen

Biblioteca particular
Paula Alzugaray
Um impulso arqueológico move a atividade artística de Jurandy Valença. Boa parte de sua poética envolve o garimpo de documentos, que são incorporados ao trabalho. O artista coleciona imagens sintéticas, gravadas em capas duras de livros antigos, encontradas sob gastas sobrecapas de papel. Persegue esses ícones – breves e objetivos –, que contêm certa carga de sentidos e significados e resumem, em poucos traços, algumas centenas de páginas de literatura. Mas seu ato artístico não ...

Jurandy Valença

Cartas/Letters
Paula Alzugaray
O outro lugar é um espelho em negativoItalo Calvino, As Cidades InvisíveisA experiência do estrangeiro não significa, tão-somente, deixar coisas para trás, cruzar oceanos, perder contato com a origem. Os movimentos migratórios já não obedecem a coordenadas definidas, com local de partida e destino claramente identificáveis. A destinação é improvável. Migrar implica hoje num desmantelamento das concepções de identidades culturais opostas e requer a assimilação do fragmento como ...

Nelson Crespo

Fernanda Chieco
Paula Alzugaray
Informações técnicas Em atlas e enciclopédias médicas, o corpo humano pode ser definido como um conjunto de sistemas com finalidades específicas, coordenados entre si de maneira a manter a saúde e a vida. A organização do corpo humano é objeto de estudo de Fernanda Chieco, mas o equilíbrio e a saúde de seus corpos dependem de uma ordem diversa à sinalizada nos compêndios. A obra da artista paulista traz explicações próprias sobre como os sistemas - seus órgãos e canais constit...

Fernanda Chieco

Identificador
Paula Alzugaray
Identificador1. Código presente nas contas de luz. 2. Exposição que aconteceu em resultado à estreita convivência entre os artistas Mabe Bethônico, Nydia Negromonte e Roberto Bethônico com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), onde eles buscaram subsídios para o desenvolvimento de suas pesquisas individuais, dialogando com as especificidades daquele contexto. Pluralidade1. Trabalho em grupo onde cada um explora um terreno distinto. 2. Exploração de campos dist...

Mabe Bethônico, Rodrigo Bethônico e Nydia Negromonte

Rizóforos
Paula Alzugaray
Faz sol. Calor. A umidade do ar é alta. O céu está claro. As condições ambientais são plenas para que as raízes se desenvolvam horizontalmente, nas regiões de transição mangue-mata. Rizóforos partem dos troncos e dos ramos das árvores, formando arcos que atingem o solo alagado. Nenúfares, liquens, algas são colonizados na maré enchente. Glândulas se desenvolvem perpendicularmente à superfície. Ramificações verticais atingem o ambiente aéreo, expondo-se como lanças que se pr...

Maria Nepomuceno

Sara Ramo
Paula Alzugaray
A linha de demarcação no centro do quadro indica uma dimensão ambivalente de mundo. Entre a chuva e o boneco de neve é o palco de dois acontecimentos em campos espelhados, que não se deixam abalar um pelo outro. Uma dupla ação se inicia. No campo esquerdo, uma bola desenha uma órbita incorruptível: é projetada sobre a parede, bate no chão e sai de quadro, para então voltar a ser projetada sobre a parede, pingar no chão e sair fora de quadro. Simultaneamente, à direita da tela, chov...

Sara Ramo

Você tem medo do quê?
Paula Alzugaray
Escrevendo de uma perspectiva anterior à difusão do terrorismo islâmico, Paul Virilio argumenta que a guerra consiste mais apropriar-se da imaterialidade dos campos de percepção do que em obter vitórias materiais - territoriais, econômicas. No atual contexto, essa tese só vem confirmar a dominação do mundo pelo arsenal de imagens do terrorismo, transformadas em espetáculo depois de 11 de setembro de 2001 . O terror marca o ponto de partida do projeto “Você tem medo do quê?”, qua...

Claudia Jaguaribe

  • Realização: