Kiki Mazzucchelli e Nick Graham-Smith

Small_arrow_left Small_arrow_right

ARTISTAS

Artistas Oidaradio




Kiki Mazzucchelli nasceu em São Paulo, 1972. Mestranda em História da Arte pela Goldsmiths College, em Londres, curadora e crítica de arte independente. Realizou a curadoria da exposição In Side # No Form, de Ricardo Carioba, na Galeria 32 – Embaixada do Brasil em Londres (2007/2008). Em 2008, foi responsável pela curadoria da coletiva Looks Conceptual ou Como Confundi um Carl Andre com uma Pilha de Tijolos, na Galeria Vermelho, São Paulo (jan/fev). Correspondente em Londres da revista espanhola ARTECONTEXTO, já contribuiu para diversas publicações de São Paulo.

Exposição Sonora Oidaradio

Kiki Mazzucchelli e Nick Graham-Smith

O advento do rádio serviu de inspiração para muitos membros das vanguardas artísticas do século 20, que produziram manifestos e textos como Cinema Pravda e Radio Pravda (Dziga Vertov, 1925), The Radio as an Apparatus of Communication (Bertold Brecht, 1930) e La Radia (F. T. Marinetti e Pino Masnata). Contudo, foi apenas no início dos anos 90, com a popularização da Internet, que a transmissão de rádio começou a ficar mais acessível, através do streaming. O recente surgimento de diversas estações de rádio experimentais ou independentes foi possível, em grande parte, por causa disso.

A facilidade de transmissão via Internet também tem causado um impacto significativo no campo da arte contemporânea na última década. Artistas e curadores começaram a colaborar com essas estações experimentais, resultando em projetos como a 3a. Bienal de Berlim em parceria com a Reebot.fm (Alemanha, 2004), Radio Gallery e Resonance.fm (Reino Unido, 2006) e a exposição Radio Days no De Appel (Holanda, 2005).

A OIDARADIO será a primeira estação de rádio temporária como exposição de arte no Brasil, e pretende usar a transmissão de rádio como um espaço expositivo expandido em que artistas, curadores e críticos poderão desenvolver uma grande variedade de projetos exclusivamente sonoros. Embora alguns dos participantes tenham um background em “sound art”, a maioria deles terá a oportunidade de explorar este meio específico pela primeira vez, expandindo sua prática artística/curatorial/crítica.

Devido a sua natureza inédita, o projeto pretende compreender a maior variedade possível de abordagens do som como meio. Partindo desta premissa, podem ser identificadas quatro vertentes principais da exposição: áudio e artes visuais, música de vanguarda e arte, áudio-teoria e materiais de arquivo.

A exposição contará com a participação dos artistas Leandro Lima e Gisela Motta, Gabriel Acevedo Velarde, Marcius Galan, Mauricio Ianês, da Banda Sonora (formada por Raquel Garbelotti, Wagner Morales e Carla Zaccagnini), além dos coletivos AVAF (assume vivid astro focus) e Objeto Amarelo. Também terá atuações dos grupos de música experimental Throbbing Gristle (Londres), Tetine (BRA/ING) e Müvi (São Paulo), além de trazer seleções preparadas por DJs e pesquisas sobre a história do som na arte.

  • Realização: