Thiago Bortolozzo

Campinas/SP, 1976.

  • Rock: Rampa (2004)
  • Rock: Rampa (2004)
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Thiago Bortolozzo

Seja por meio de instalações, pinturas, esculturas ou fotos, Thiago Bortolozzo questiona os limites das linguagens e problematiza-os. Em 2002, na Temporada de Projetos, apresentou Assolamentos, uma série de fotos que parecem pinturas de espaços em construção pela cidade de São Paulo. Em 2004, como artista convidado, apresentou a instalação Rock: rampa, uma rampa com forma piramidal, estrutura modular e altura aproximada de 60 cm que permitia, a quem subisse nela, uma visão mais ampla do espaço. O artista participou da 26ª Bienal de São Paulo, em 2004, com a instalação Vital Brasil. 

Cauê Alves

Rock: Rampa de Thiago Bortolozzo para a Temporada de Projetos marca uma guinada em sua produção. Distante de formas desajeitadas e improvisadas, este trabalho, ao contrário da série Vital Brasil, não joga com o equilíbrio capenga e com a ausência de sustentação e solidez. A instabilidade que colunas e vigas revestidas de madeirite engendravam no espaço arquitetônico, em seus projetos anteriores, é aqui convertida em firmeza. 

Trata-se de rampas para o corpo e para o olhar do espectador, como as usadas por skatistas. Com forma piramidal e estrutura modular, o sentido insinuado do movimento é concêntrico. As superfícies inclinadas convergem para um plano no centro da composição e se opõem à dispersão do espaço expositivo do Paço das Artes. O projeto, que leva em consideração o baixo pé-direito da construção, está em harmonia com a horizontalidade do prédio. 

Não se trata de um playground para a diversão, mas nada impede as crianças de brincarem nele. Também não é uma escultura apenas para ser contemplada, embora a peça sugira movimentos visuais e, tampouco, um palco para performances espontâneas, mesmo que o comportamento do público seja sempre imprevisível. Consciente da ingenuidade de projetos que creem na possibilidade da participação plena nos dias de hoje, o artista propõe que o espectador suba os cerca de 60 centímetros de altura da rampa para ter uma visão mais ampla e aberta do local. Essa interação tímida, sem um objetivo didático e claramente determinado para o público, ao mesmo tempo em que desestimula a indiferença do visitante, gera indagações sobre a relação do sujeito com a arquitetura do prédio. 

Notável é a sua não utilidade como rampa de acesso, como facilitador da subida ou descida de algum objeto ou pessoa, e ao mesmo tempo certa proximidade com o design. Interessa ao artista as aparências do espaço e as modificações criadas nele pela expografia. 

Como em eventos, feiras e campeonatos esportivos que dominam a agenda da cidade, Bortolozzo recorre à empresas que trabalham com rampas de skate. Terminado o evento, as peças serão retiradas do espaço e instaladas em outro contexto, provavelmente não ligado ao circuito das artes. Contratar especialistas para a montagem reforça seu distanciamento em relação ao improviso. O inacabamento é descartado, o bem feito e o impecável são metas a serem alcançadas. 

Com esse trabalho, o artista mostra o quanto sua produção é refratária às tentativas precoces de conceituação de tendências da arte contemporânea e o quanto ele não se adéqua totalmente aos anseios de curadores internacionais que priorizam a gambiarra e a precariedade na arte feita no Brasil. Rock: Rampa se recusa a corroborar a visão de que a arte produzida em países subdesenvolvidos seja necessariamente pobre, regional e que apresente os remendos de nossa vida social, como se aqui não pudesse existir obras bem-acabadas e lapidadas.
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