Sobre a Memória Paço das Artes

MaPa: Memória Paço das Artes é uma plataforma digital de arte contemporânea, que reúne todos os artistas, críticos, curadores e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos* desde sua criação em 1996.

A plataforma, composta por imagens, textos, vídeos e entrevistas - especialmente desenvolvidas, desde 2014, para este projeto - foi pensada para ser um dispositivo não somente de pesquisa, mas de memória de parcela significativa da jovem arte contemporânea brasileira.

O Paço das Artes, por não ser um museu no sentido estrito da palavra e, portanto, por não possuir uma coleção de obras de arte torna seu trabalho de registro o eixo fundamental de seu “acervo”. Poderíamos dizer que as ações do Paço das Artes constituem uma espécie de Museu Imaginário, tal como o definiu André Malraux: o acervo do Paço das Artes são os artistas, as atividades, os curadores, críticos, educadores e público que por aqui passaram.

O MaPA dá continuidade a um projeto curatorial mais amplo que vem sendo desenvolvido desde 2010 no Paço das Artes voltado para ações, reflexões e curadorias específicas em torno aos dispositivos arquivais e de registro da arte contemporânea.

A trilogia curatorial formada pelos projetos Livro_Acervo (2010)*, Para Além do Arquivo* (2012) e Arquivo Vivo* (2013), juntamente com o lançamento do novo edital para Residência de Grupo de Estudos Curatoriais (2014) , voltado para a pesquisa em torno ao arquivo e a história do Paço das Artes, são alguns dos exemplos que poderíamos elencar dentro deste projeto curatorial mais amplo.

O MaPA, neste sentido, pode ser visto não somente como um dispositivo de resgate de parcela da trajetória do Paço das Artes mas, também, como uma tentativa de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Para além de ser um projeto fechado, o MaPA é um grande work in progress, construído e alimentado pelas novas contribuições e ações da produção jovem brasileira que ainda estão por vir.

 

por Priscila Arantes,
idealizadora e curadora do MaPA
diretora e curadora do Paço das Artes
novembro de 2014

*Concebida em 1996 pelo então diretor técnico Ricardo Ribenboim e a curadora Daniela Bousso, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997.

* O projeto Livro_Acervo foi idealizado por Priscila Arantes e Daniela Bousso por ocasião da comemoração dos 40 anos do Paço das Artes em 2010. Trata-se de uma exposição portátil e circulante desenvolvida a partir da Temporada de Projetos e composta por três partes fundamentais: enciclopédia, trabalhos inéditos desenvolvidos em folhas de papel e projetos sonoros.

* Para além do arquivo fez parte de um projeto de intercâmbio de acervos entre o Paço das Artes e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN). Na ocasião, o “acervo” do Paço das Artes foi exposto no CCBN em 2012 através da curadoria Para Além do Arquivo, desenvolvida por Priscila Arantes e Cauê Alves.

* A exposição Arquivo Vivo, apresentada em 2013 no Paço das Artes, reuniu obras de 22 artistas nacionais e internacionais com curadoria de Priscila Arantes.

* Com idealização de Priscila Arantes, o Paço das Artes lançou em 2014 o edital para a 1ª Residência de Grupo de Estudos Curatoriais, voltado para a pesquisa em torno ao arquivo e a história do Paço das Artes.

Plataforma Digital de Arte Contemporânea MAPA

Idealização e curadoria

Priscila Arantes

 

Design

Claudio Bueno e Vitor Cesar

 

Tecnologia

E-Open

 

Produção, pesquisa e comunicação

Carolina Ferreira, Josimar Valério e Julia Gumieri

 

Direção e produção executiva de vídeos

Rogério Julião e Orlando Chavatta (Cinelando)

  • Realização: